• 02 Mai 2022
  • Eventos

Mostra no Maringá Park traz fotos feitas por drones em todo o país

Após temporada em Curitiba e Foz do Iguaçu, a mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais”, projeto inédito no país une fotografia e ilustração que apresenta um novo olhar sobre os cenários nacionais, chegará a Maringá. De 1º a 20 de maio, a exposição ficará em cartaz na praça de eventos do Maringá Park. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Montenegro Produções Culturais lançou no início de 2022 a primeira exposição itinerante de registros aéreos no Brasil, por meio do projeto cultural “Pakuá Exposição de Artes Visuais”, selecionadas a partir de concurso nacional realizado no final de 2020. São 100 imagens registradas por fotógrafos profissionais e amadores de todo país, celebrando as novas possibilidades de olhar trazidas pelo uso da tecnologia dos drones na fotografia. Quem visitar vai se surpreender pelas paisagens e particularidades de Norte a Sul do Brasil vistas do céu, registradas por drones em ângulos inéditos. 

Além das exposições, as imagens vencedoras estão compiladas em um catálogo impresso com distribuição gratuita e versão on-line na íntegra para download gratuito em www.montenegroproducoes.com. O projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição para quem for à exposição. 

Com entrada gratuita, o público poderá viajar nas asas da criatividade dos fotógrafos e também apreciar uma intervenção artística feita pelo arquiteto e urbanista maringaense Nilton Ribeiro, inspirada em uma das fotografias da mostra. 

A iniciativa reúne nomes de peso da fotografia nacional – como o paulistano Valdemir Cunha e o paranaense Sergio Ranalli –, ao lado de fotógrafos iniciantes. “Os drones são um ponto de virada nesta modalidade. Ainda são caros por aqui, mas já começam a assumir um papel importante na arte. Já temos todo tipo de fotógrafo usando drones, de fotodocumentaristas a fotógrafos de moda. O Brasil é um país imenso e lindo. Um país que está se redescobrindo quando visto do céu. E isso é empolgante!”, destaca o curador da mostra, Guilherme Zawa, 

O título do projeto, Pakuá, tem origem no tupi-guarani e é uma brincadeira poética feita a partir da junção das palavras céu, tudo e pessoa. A tradução estética dessa criação ficou sob responsabilidade do designer, hoje sediado em Portugal, Caio Vitoriano, que interpretou esses elementos na criação da identidade visual do projeto. “A imagem traz uma espécie de cabeça, olho e membros. Um olho errante que busca algo que nunca viu, e se viu que enxerga aquilo já visto de maneira inédita. Um olho que pensa, promovido a cabeça; um olho enquanto câmera e olhar como alma desse corpo”, conta Vitoriano.

O projeto Pakuá tem apoio da Associação dos Amigos do HC e patrocínio Sideral Linhas Aéreas, Helisul Aviação, RDP Petróleo, Ítalo Supermercados, Havan, Tecnolimp, Pontual, Ravato Diesel, Magnetron, Greca Asfaltos e Schattdecor. Depois do Maringá Park, a próxima e última parada será em Londrina, de 28 de maio a 20 de junho, no Aurora Shopping.

Legenda da foto: Praça Renato Celidônio/ Maringá – Crédito: Thiago Louzada 

Mais do Marigá Park pra você

Newsletter

Cadastre-se e receba em seu email todas as nossas novidades e promoções!

Obrigado por se inscrever!
Ops... Algo deu errado!
Essa não é um email válido!