O Maringá Park Shopping Center dispõe da Estação de Reciclagem. Trata-se de um ponto de coleta permanente de resíduos recicláveis que está disponível no primeiro piso de estacionamento G1, próximo às cancelas de entrada.
O objetivo é incentivar a população para que separe o material reciclável e faça o descarte nas lixeiras adesivadas do Shopping. Por dia, a população de Maringá produz em média 350 mil quilos de lixo.
Para o Maringá Park, alta qualidade e cuidado no atendimento são partes indissociáveis de uma experiência. Temos serviços exclusivos em nosso Shopping, para que você se sinta sempre bem acolhido aqui.
Deste total, 25% são de materiais recicláveis e boa parte ainda não recebe o destino correto. Na estação poderão ser descartados vidro, plástico, papel, metais, eletrônicos, pilhas, baterias e óleo. O shopping distribui gratuitamente uma cartilha com dicas de reciclagem
Para preservar o meio ambiente e a qualidade de vida, o Maringá Park decidiu tomar essa medida sustentável, destinando os resíduos às empresas especializadas em reciclagem, que têm licença ambiental.
A iniciativa conta com a parceria do Instituto Cidade Canção,Coopervidros, Transremar, Ferro Velho do Polaco e a Nova Fênix Reciclagem.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir até 1 milhão de litros de água. Por isso, é importante que todo óleo residual seja reaproveitado, em vez de ser descartado no esgoto ou solo. Em parceria com o Instituto Cidade Canção, a Estação de Reciclagem também conta com um ponto de coleta. Todo material recolhido pelo projeto Recicla Óleo é vendido para empresas homologadas por órgãos ambientais e os lucros são revertidos para entidades assistenciais de Maringá. Na Estação de Reciclagem, o óleo deve estar devidamente lacrado para o descarte.
Esses materiais contêm componentes tóxicos, como cádmio, chumbo e mercúrio. Em contato com a natureza, contaminam o solo, os cursos da água, a vegetação e até o ser humano. É extremamente importante separar esses produtos para o descarte apropriado. Recolhemos e mandamos direto para a fábrica de reciclagem, destaca Silva. Na Estação de Reciclagem Maringá Park poderão ser descartados baterias de celular, pilhas portáteis, baterias industriais, entre outros.
Contêm componentes químicos muito perigosos quando em estado de decomposição. A separação desses materiais evita a poluição do solo e lençol freático. De acordo com o proprietário da Nova Fênix Reciclagem, Lucas Raimundo da Silva, monitor e televisor são os itens que provocam mais poluição. Desmontamos o eletrônico para separar as peças de acordo com a composição do material e fazemos a destinação corretamente, explica. Na Estação de Reciclagem Maringá Park poderão ser descartados computador, impressora, celular, televisor, calculadora, fios, ar condicionado, entre outros.
Os ativos corrosivos decorrentes da decomposição dos metais contaminam o meio ambiente. Esses materiais são classificados em dois tipos de decomposição: os ferrosos,compostos basicamente de ferro e aço, e os não-ferrosos, como o alumínio, o bronze e o zinco, que são menos perigosos em estado de decomposição. Na Estação de Reciclagem Maringá Park poderão ser descartados tampinha de garrafa, grampos, pregos, arames, latas de alumínio, entre outros.
O hábito das pessoas de descartar um cartão pessoal, é totalmente diferente de qualquer outro produto. A primeira ideia é cortar em pedaços pequenos e jogar em lixos diferentes por conta da segurança. O Papa Cartão é um sistema de coleta seletiva desenvolvida para que o próprio dono do cartão o destrua com segurança, podendo acompanhar através do visor transparente. Outra grande vantagem é não precisar de energia elétrica, é só inserir o cartão na posição correta, girar a manivela e pronto! O cartão é destruído em 7 pedaços.